19.2.09

O GaeA (Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos) foi criado em 2009, Ano Internacional da Astronomia, para ajudar pessoas e instituições na sua difusão. Tem como principal objetivo a elaboração de métodos que facilitem a aproximação das pessoas com a mãe de todas as ciências.


O primeiro passo do GaeA será a formação dos núcleos de trabalho, reunindo leigos, entusiastas, astrônomos amadores e profissionais em torno de um assunto astronômico comum. Os temas serão trabalhados e expostos com regularidade para facilitar o processo de divulgação.


O segundo passo será o reaproveitamento dos núcleos para a criação de eventos públicos (palestras, sessões de observação, cursos, etc) a fim de reforçar a difusão astronômica.


O terceiro passo será a aquisição de personalidade jurídica para participar de editais e outras formas de obter recursos para projetos com maior estrutura.


Paralelamente haverá uma campanha para recolher doações, pois nenhum dos passos acima poderá ser executado com qualidade se não houver um mínimo de recurso financeiro.


Tudo isto só poderá ser alcançado se houver uma estrutura baseada na disciplina, na ordem e no cumprimento de prazos.


O GaeA vai trabalhar com toda a Astronomia sob essa filosofia e será exigente para mantê-la. Nenhum procedimento anárquico será tolerado e seu estatuto, regimento interno e decisões da assembleia serão cumpridos à risca.


Todas as pessoas serão bem vindas ao GaeA, mas qualquer comportamento de seus membros e colaboradores considerado abusivo não será tolerado.


- Nosso objeto de trabalho (a Astronomia) e nosso método não serão depreciados em troca de posturas consideradas politicamente corretas.


- Não será permitida a utilização de trabalhos do GaeA ou de seus eventos para politicagem ou atos políticos e partidários. Também não será tolerada sua utilização para autopromoções sociais e sem nenhum foco didático ou científico.


- Atitudes atualmente denominadas funcionalistas, tais como: corrupção material e moral, ativa e passiva; aversão a críticas construtivas; execução no GaeA de atividades diferentes das que foi contratada; desrespeito às autoridades constituídas; danos à reputação e ao patrimônio real e virtual do GaeA por má formação de caráter ou atitudes medíocres serão severamente punidas.


- ASTRÓLOGOS serão bem vindos ao GaeA, desde que o tema seja apenas um: Astronomia. Não será permitida qualquer difusão de pseudociências em trabalhos e eventos do GaeA, nem será tolerada qualquer postura considerada politicamente correta que deprecie a autoridade dos que trabalham com a Astronomia. A astrologia no GaeA será abordada apenas historicamente pelos núcleos devidamente selecionados.


- UFÓLOGOS também serão bem vindos ao GaeA, desde que o tema seja apenas um: Astronomia. Os OVNIS serão tratados como fenômenos atmosféricos/celestes temporários, passíveis de identificação através de métodos legitimamente científicos. Não será tolerada nas dependências do GaeA, mesmo as virtuais, qualquer trabalho com OVNIS que seja incompatível com o método científico. Veículos e seres extraterrestres serão abordados somente para fins lúdicos e estarão restritos aos núcleos correspondentes.


- Assuntos ligados à religião estarão restritos aos núcleos sobre Cosmologia, História da Astronomia, Arqueoastronomia e Etnoastronomia.


- Está proibida a utilização do patrimônio real e virtual do GaeA para difundir teorias apocalípticas ou conspiratórias que ferem comprovações científicas legítimas não só na Astronomia como também em outros ramos da ciência.


Os que discordarem das regras e métodos aqui abordados estejam à vontade para procurar outra instituição que seja mais “tolerante”.


Grato,

A Diretoria.